Encontro Transfronteiriço Matéria e Território
A Casa do Design acolhe ‘Matéria e Território’, um encontro transfronteiriço organizado pela Agência Galega de Inovação da Xunta de Galicia, que reúne especialistas em materiais e sustentabilidade e profissionais das áreas do design, das artes e das economias criativas e circulares.
A Casa do Design acolhe o encontro transfronteiriço Matéria e Território, ao abrigo do Programa de Design para a Inovação e Sustentabilidade 2024 Diferenza, uma ação da Agência Galega de Inovação da Xunta de Galicia, apresentada em Matosinhos no âmbito da exposição Museu da Matéria Viva.
Matéria e Território é um encontro colaborativo entre especialistas em materiais e sustentabilidade e profissionais das áreas do design, das artes e das economias criativas e circulares.
O Programa de Design para a Inovação e Sustentabilidade 2024 Diferenza tem como grande objetivo a sensibilização para a necessidade de desenharmos coletivamente novos materiais, capazes de regenerarem os habitantes terrestres, aquáticos e marinhos, de regenerarem aos nossos hábitos.
A Galiza e o norte de Portugal encontram aqui uma oportunidade para liderarem o desenvolvimento de novos modelos bio-económicos sustentáveis, baseados em economias circulares, no âmbito das quais todos os materiais podem ser nutrientes, incluindo resíduos ou desperdícios, permitindo-nos inovar de forma consciente sobre o clima, reativando e transferindo conhecimento sobre as materialidades locais.
O evento tem lugar no âmbito da exposição Museu da Matéria Viva, um dos eixos da segunda edição da Porto Design Biennale, com curadoria de Alastair Fuad-Luke, patente na Casa do Design até 3 de outubro.
---
Programa
10.00 | Apresentação do conceito e da aposta da Porto Design Biennale 2021 na sustentabilidade
Magda Seifert – diretora executiva da Porto Design Biennale
10.15 | Apresentação do Programa de Design para a Inovação e Sustentabilidade 2024 Diferenza
Patricia Argerey – diretora da Agência Galega de Inovação da Xunta de Galicia
10.30 | Quando a matéria está à espreita e conta uma história. A arte como viagem de ida e o desenho como viagem de regresso
David Barro – diretor da Fundação DIDAC; diretor de arte e inovação da Cimeira MadBlue; editor da revista DARDO, colaborador da Experimenta; professor na Universidade de Salamanca
10.50 | Uma nova vernaculidade: transformar formas inéditas em instrumentos de navegação
Christian García Bello – artista plástico contemporâneo
11.20 | A estratégia do design CMF. Cores, materiais e acabamentos
Noemí Cortizas – designer industrial; especialista em design CMF; colaboradora da Roctool
11.40 | Desenhar o presente. Realidades alternativas
Alastair Fuad-Luke – curador geral da Porto Design Biennale 2021; especialista em design aplicado a questões sociais, ecológicas, políticas e educacionais; professor na Free University de Bozen-Bolzano
12.00 | Visita à exposição Museu da Matéria Viva
---
Streaming
Porto Design Biennale | youtube
Porto Design Biennale | facebook