segunda a sexta 09:00—12:30 / 14:00—17:30 sábado, domingo, feriado 15:00 — 18:00
22 939 24 70
casadodesign@cm-matosinhos.pt
Edifício Paços do Concelho Rua de Alfredo Cunha 4450-009 Matosinhos

D — Coleção em Exposição

'D — Coleção em Exposição' dá a conhecer, nesta Parte 01, nove dos quinze designers portugueses com monografias publicadas na 'Coleção D', editada pela Imprensa Nacional, com conceção e direção de Jorge Silva.

D — Coleção em Exposição parte de nove dos quinze designers portugueses com monografias publicadas na Coleção D, editada pela Imprensa Nacional, com conceção e direção de Jorge Silva / Silvadesigners. Explorando-se o potencial da coleção para funcionar como arquivo através do qual se podem construir diversas interpretações históricas e leituras críticas sobre o design português, assumidamente desmonta-se uma coleção para montar uma exposição, resultado de uma parceria entre a Casa do Design e a Imprensa Nacional. Com curadora de José Bártolo, partilham-se nesta exposição olhares específicos e detalhados sobre as obras dos designers publicados, sem a intenção de legitimar a narrativa historiográfica dominante centrada no culto da autoria, mas, igualmente, sem a pretensão de estabelecer uma vinculação a contranarrativas históricas mobilizadas pelo objetivo de despatriarcalizar, descolonizar ou desautorizar as leituras hegemónicas dominadoras. O design e a sua produção são aqui entendidos em contexto e integrados nas suas circunstâncias, proporcionando ao visitante um meio para a construção de novas leituras. Lançada em 2011, a Coleção D publicou, até à data, 15 monografias, essencialmente visuais, dedicadas a designers portugueses de diferentes áreas e gerações. PARTE 01 R2 (Lizá Defossez Ramalho, Artur Rebelo) Victor Palla Fred Kradolfer Luís Miguel Castro João da Câmara Leme Roberto Nobre Carlos Guerreiro Dorindo Carvalho Vítor da Silva José Bártolo é curador, professor e crítico de design sediado no Porto. Trabalha como curador independente desde 1998. Foi comissário do Pavilhão de Portugal na XXI Trienal de Milão (2015) e curador da exposição Duets no Beijing World Art Museum (2014). Em 2015 foi convidado pelo Governo de Portugal para assumir a curadoria da exposição comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril. Fez a curadoria de inúmeras exposições, entre as quais SINAL – 100 Anos de Design das Telecomunicações e dos Correios em Portugal (2019), Portugal Imaginário – Turismo, Propaganda e Poder (2018), Enquanto Existir o Mundo (2016), Desejo, Tensão, Transição (2015). Publica regularmente sobre design, sendo atualmente coeditor de Post Millennium — Critical Essays on Contemporary Tensions. É curador geral da Porto Design Biennale’19.

D — Coleção em Exposição


Organização
Câmara Municipal de Matosinhos; esad—idea, Investigação em Design e Arte; Imprensa Nacional
Curadoria
José Bártolo
Apoio
Silvadesigners
Agradecimentos
Carlos Guerreiro, Cláudio Garrudo, Dorindo Carvalho, Duarte Azinheira, Jorge Silva, Luís Miguel Castro, Maria do Rosário Veiga, R2 (Lizá Defossez Ramalho, Artur Rebelo), Vítor da Silva
Textos
José Bártolo
Créditos Fotográficos
Imprensa Nacional; R2; Virgile Laguin
Cedência de Peças
José Bártolo

Câmara Municipal de Matosinhos


Presidente
Luísa Salgueiro
Vereador da Cultura
Fernando Rocha
Coordenação de Projeto
Clarisse Castro; Maria José Rodrigues; Maria José Mesquita

Casa do Design


Coordenação
Bárbara Araújo; Diogo Vilar

esad—idea, Investigação em Design e Arte


Diretor Executivo
Diogo Vilar
Direção
Ana Sofia Cardoso; José Bártolo; José Simões; Magda Seifert; Pedro Leite
Gestão de Projeto
Sara Pinheiro
Gestão de Produção
Sofia Meira
Design Gráfico
Inês Nepomuceno; Susana Martins
Design Expositivo
Eleonora Fedi
Serviço Educativo
Cláudia Pinhão
Edição e Revisão
Andreia Faria
Assessoria de Comunicação
Mafalda Martins; Ana Rita Carvalho
Vídeo e Fotografia
Bruno Mesquita; Fernando Miranda
Produção / Production
Alexandre Barbosa; Carlos Sousa; José Castro