A primeira exposição que relaciona o design português com a evolução dos correios e das telecomunicações em Portugal.
Desde o telégrafo ao telefone, da evolução eletrónica à comunicação móvel e digital, da criação do código postal ao correio azul, a história das telecomunicações é inseparável da evolução histórica do design português, já que espelha o desenvolver de correntes estéticas, de meios técnicos e de alterações económicas e políticas ao longo dos últimos 100 anos.
Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela Fundação Portuguesa das Comunicações e pela esad–idea, Investigação em Design e Arte (o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Arte e Design), a exposição SINAL – 100 Anos de Design das Telecomunicações e dos Correios em Portugal ilustra o modo como as telecomunicações e os correios, sobretudo através da Altice Portugal e dos CTT – Correios de Portugal, duas das maiores empresas sediadas em Portugal, reconfiguraram a vida pública e privada do país, a partir do final do século XIX e até à viragem para o século XXI.
Com curadoria de José Bártolo, esta exposição dá particular atenção ao design das emissões filatélicas, mas também ao design dos equipamentos, do fardamento, dos espaços e serviços que lhe estão associados e à sua ligação com a indústria nacional. Construindo uma narrativa histórica, de base cronológica, a exposição apresenta ao longo de 4 salas uma componente pedagógica capaz de ilustrar e documentar a evolução histórica do design português, paralela à das telecomunicações, nos últimos 100 anos.
José Bártolo é curador, professor e crítico de design sediado no Porto. Trabalha como curador independente desde 1998. Foi comissário do Pavilhão de Portugal na XXI Trienal de Milão (2015) e curador da exposição Duets no Beijing World Art Museum (2014). Em 2015 foi convidado pelo Governo de Portugal para assumir a curadoria da exposição comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril. Fez a curadoria de inúmeras exposições, entre as quais SINAL – 100 Anos de Design das Telecomunicações e dos Correios em Portugal (2019), Portugal Imaginário – Turismo, Propaganda e Poder (2018), Enquanto Existir o Mundo (2016), Desejo, Tensão, Transição (2015). Publica regularmente sobre design, sendo atualmente coeditor de Post Millennium — Critical Essays on Contemporary Tensions. É curador geral da Porto Design Biennale’19.


