Uma exposição-manifesto que apresenta uma variedade de iniciativas de design e formatos inovadores, organizados de acordo com o fator comum mais participativo: as nossas emoções.
A exposição principal, TIME IS PRESENT. Designing the Common, na Casa do Design, convida-nos a considerar as práticas de design como parte integrante da criação de ecossistemas sociais partilhados, onde o comum não é uma base, mas uma produção, uma invenção de um estado de devir, no qual os designers reivindicam coletivamente as dimensões relacionais, colaborativas e qualitativas da experiência partilhada como uma alternativa essencial à lógica exploradora do capitalismo contemporâneo.
O que acontece quando o design passa de resolver problemas futuros para cultivar possibilidades presentes através da ação coletiva?
Reunindo mais de 60 projetos, esta exposição-manifesto apresenta uma variedade de iniciativas de design e formatos inovadores, organizados de acordo com o fator comum mais participativo: as nossas emoções.
A exposição convida-nos a reconhecer que as práticas culturais emergentes cultivam capacidades quotidianas — tais como a atenção, o cuidado e a imaginação coletiva —, ao mesmo tempo que convida o público a experimentar diferentes temporalidades que reconhecem a nossa natureza constitutivamente relacional, agindo por amor e não por medo.
